SOLENIDADE DE PENCOSTES











1º Leitura: Irmãos e Irmãs, nesta Solenidade de Pentecostes, "natal" da Igreja, na primeira leitura do livro dos Ato do Apóstolos nós ouvimos que os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. Então apareceram "línguas" de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. A ação renovadora do Espírito Santo, transforma homens isolados pelo egoismo das línguas, em uma comunidade reunida e unida pelo o Amor, que vêm do Altíssimo. Aqueles homens deixavam se serem apenas indivíduos humanos e, sob a ação do Espírito Santo transformam-se em "Igreja" "Novo Povo" de Deus, sob uma só fé e com um só "coração". O sinal das línguas, é consequência de que seus ouvidos foram curados e seus corações tomados pela força do Senhor. 

Salmo : Irmãos com o Salmista, nós bendizemos ao Senhor aclamando sua "potência" e suas grandes obras: "Encheu-se a terra com as vossas criaturas! Se tiras o seu respiro, elas perecem e voltam para o pó de onde vieram".

2º leitura: Irmãs na segunda leitura da Primeira Carda de São Paulo aos Coríntios, nós ouvimos que ninguém pode dizer: "Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo". Existe, de fato, diversidade de dons entre nós, mais o Espírito que nos anima é o único. Existe diversidade de ministérios entre nós mas o Senhor que nos conduz é o mesmo. Exstem diferentes atividades entre nós, más é o mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. A cada um de nós, ó irmãos, é dada a manifestação do Espírito Santo em vista do bem de todos, na Comunidade dos crentes. Assim é "um", embora sejam muitos formam um só e mesmo corpo embora sejam muitos formam um só e mesmo corpo, assim também acontece com o Senhor Jesus: todos nós que  
fomos batizados num único Espírito, formamos uma única Igreja e bebemos de um único divino Espírito. A unidade da Igreja de Jesus, semeada do lado trapassado do Senhor, no alto da Cruz, é assegurada pela presença e ação do Espírito Santo, que é uma só alma, sua Vida, seu Penhor: esta ação têm inicio em nossos corações e atinge sua plenitude na História e nas estruturas sociais e humanas que os homens e mulheres de boa vontade constroem, arduamente para a implantação do Reino de Deus neste Universo Sensível.

Evangelho : Irmãos no Evangelho segundo São João nós ouvimos que ao anoitecer do primeiro dia da semana que hoje chamamos de "Domingo", estando fechado as portas, por medo dos Judeus, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, saudou-os desejando que a "paz convosco". Depois dessa palavra, mostrou-lhe as mãos perfuradas e o lado aberto. Então os discipulos se alegraram em ver o Senhor vivo; Ele lhes dá a missão eclesial e missionária: "Como o pai me enviou assim também vos envio", depois de ter dito isso soprou  sobre eles dizendo "Recebei o Espírito Santo...". O Espírito que o Senhor nos dar não pode permanecer egoisticamente inativo dentro de nós: é necessário deixa-lo agir e produzir "muitos frutos" em nossa família  comunidade,sociedade,contagiando com a sua divina luz toda a humanidade e todo o Universo sensível. Deixemo-nos conduzir modificar e renovar dia-após-dia pelo o Espírito Santo de Deus, invocando-o sem cessar: vêm Espírito Santo de Deus. 

Fonte: Revista Ecclesia - A Igreja na era da comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas